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Como funciona o serviço de orçamentos de habitissimo?
Preços de limpeza de hotel
Descrição | Preço |
Limpeza diária de 30 quartos de hotel, equipa de limpeza, valor diário | 250 € |
Limpeza de cozinhas e áreas tecnicas de hotel, valor semanal | 250 € |
Limpeza geral diária de hotel, valor à hora | 15 € |
Limpeza profunda de hotel com 40 quartos e restantes áreas, valor mensal | 400 € |
limpeza e desinfeçãogeral de hotel com 120 quartos e restantes áreas, valor mensal | 1.200 € |
Limpeza de hotel rural com 8 quartos, valor diário | 50 € |
Como obtemos os preços?
Principais zonas para limpezas em hotéis e alojamentos
Receção
A entrada do hotel ou de um alojamento é uma das áreas mais importantes para criar uma primeira boa impressão. Quando um hóspede atravessa a porta, é aqui que começa a criar a expectativa do nível de estilo, higiene e qualidade que espera encontrar durante a sua estadia no hotel ou alojamento. Por isso, é necessário criar uma rotina de limpeza regular com principal foco áreas de tráfego elevado.
Quartos
Os quartos de um Hotel ou alojamento necessitam de uma higienização mais profunda do que uma limpeza superficial. É necessário limpar a sujidade que se consegue ver, mas é também essencial ter atenção ao que não está tão visível, já que qualquer germe ou vírus pode ser facilmente transferido da Casa de Banho para o quarto, colocando a saúde dos hóspedes em risco.
Casas de Banho
É muito importante existir uma boa experiência de utilização de uma Casa de Banho, quando se está num hotel ou num alojamento local. O padrão de higiene da casa de banho que é oferecido aos hóspedes pode influenciar uma atitude positiva num hóspede em relação à sua estadia, elevando a sua perceção sobre a qualidade de serviço que é oferecida.
Cozinhas e Salas de Refeição
A contaminação cruzada e a propagação de bactérias e vírus nas cozinhas de hotel e de alojamentos locais é muito fácil de acontecer, se não forem cumpridas práticas de desinfeção adequadas. É necessário desinfetar regularmente as superfícies de trabalho para reduzir a probabilidade de ocorrer a contaminação cruzada.
Ginásios / Spas / Piscinas
A falta de procedimentos de higiene em áreas públicas de hotéis e alojamentos, como os Ginásios, os Spas e as Piscinas, podem levar à rápida disseminação de bactérias e vírus. Os microrganismos do suor e da saliva conseguem prosperar em ambientes com má higienização e, caso ocorra algum problema de saúde com um hospede, isto pode ter um grande impacto na reputação do hotel.
Salas de Conferência / Centros de negócios
Com a elevada interação e o uso intensivo que têm as salas de conferência e os centros de negócios dos hotéis, elas acabam por se tornar num terreno fértil para vírus e bactérias. Um ambiente limpo e desinfetado cria uma experiência mais segura aos clientes que usarem estas zonas e irá criar uma boa imagem para o hotel.
Informação útil
Quartos, áreas comuns e casas de banho higienizadas podem transformar uma estadia agradável numa de excelência. Os serviços de limpeza podem ser feitos em várias zonas do hotel e, por isso, o preço médio é variável. No entanto, o preço padrão está entre os 10 €/h e os 18€ /h.
- Algumas horas
- Dificuldade: Relativa
O que influencia os custos de uma limpeza de hotel
- Metro quadrado
Um hotel ou um alojamento local precisa de uma limpeza profunda, seja qual for a sua dimensão. Quanto maior for o espaço a ser limpo, maior será o custo do serviço de limpeza. A limpeza de um hotel com 10 andares levará muito mais tempo a ser limpo, irá necessitar de bastantes materiais desinfetantes e uma equipa de limpeza maior do que num alojamento local com 3 habitações. Portanto, a limpeza de hotel rural com 8 quartos, pode custar, em média, 50€ a diária.
Questões frequentes sobre limpeza de hotéis
1. Quanto custa, em média, a limpeza de um hotel?
O custo médio nacional para a limpeza de um hotel é 14 €/hora. Contudo, pode variar entre os 10 €/hora e os 18 €/hora, uma vez que, quanto maior for o espaço, mais elevado será o custo.
2. Qual a diferença entre limpeza e desinfeção de hotéis?
Fazer uma boa limpeza de um hotel requer conhecimento na escolha dos produtos e nas técnicas mais adequadas a serem aplicadas a cada ambiente. Por essa razão, da mesma forma que há diferentes tipos de sujidades, existe também uma diferença entre limpeza e desinfeção.
A limpeza é a primeira etapa de uma completa eliminação de sujidades. Normalmente, é feita com um produto multiusos, água e um pano ou uma esfregona, eliminando a sujidade aparente e fazendo a higienização de 95% dos antígenos que se encontram em superfícies diversas.
A desinfeção é a segunda etapa no processo de eliminação de vírus e bactérias, utilizando-se para o efeito produtos desinfetantes específicos. É o momento, em que é possível alcançar até 98% de higienização, dependendo do produto que se está a utilizar. Por essa razão, é uma etapa recomendada, principalmente, para locais com grande circulação de pessoas, como hotéis e alojamentos, onde pode ocorrer o acumular de vírus e bactérias prejudiciais para a saúde.
Ou seja, quando limpamos, reduzimos apenas o número de bactérias presentes, mas não atuamos sobre vírus e fungos. A redução de agentes infeciosos nas superfícies é exponencialmente melhor, quando é feita uma desinfeção.
3. O que ter em conta, quando contratar um serviço de limpeza para hotéis?
Contratar uma empresa de limpeza para hotéis obriga a uma boa pesquisa de mercado. A escolha deve ser feita com cuidado, exigindo-se rigor e qualidade. Há que considerar alguns critérios, antes de contratar um serviço de limpeza, de forma a garantir a qualidade no trabalho realizado. Por isso, faça uma check list com tudo o que é necessário limpar e quais as zonas a serem limpas, para depois poder pedir no mínimo três propostas de orçamento para avaliar.
Tenha em atenção que, para além dos serviços apresentados e se necessita ou não que os produtos estejam incluídos no orçamento, irá necessitar que a empresa de serviços de limpeza apresente um contrato de prestação de serviços, tenha seguro de responsabilidade civil e dê acesso ao Livro de reclamações, para o caso de ser necessário.
Por fim, não cometa um dos equívocos mais comuns ao avaliar apenas o valor dos orçamentos apresentados e optar pelo mais baixo. A relação qualidade-preço é muito importante e poderá averiguar isso numa simples pesquisa na Internet ou pedindo referências às empresas que lhe enviarem os orçamentos.
4. Como fazer a limpeza e desinfeção, por causa do COVID-19?
Para além de seguir as normas de higiene e os conselhos de saúde pública, é essencial rever cada um dos procedimentos habituais de limpeza e desinfeção, para ter a certeza de que está a utilizar os produtos corretos. Depois é necessário aplicar medidas mais específicas na limpeza diária dos hotéis:
Higiene das mãos: A lavagem adequada e frequente das mãos é essencial para impedir a propagação do COVID-19 e as equipas de limpeza devem ter este ato em mente, porque é importante para a saúde de todos no hotel.
Quartos: Criar protocolos de limpeza e desinfeção dos quartos, após a saída dos hóspedes e antes da entrada do seguinte, com especial atenção às superfícies e aos objetos em que os hóspedes mais tocaram.
Espaços Comuns É necessário aumentar a frequência da limpeza e desinfeção das áreas comuns, dando especial atenção à receção, aos elevadores (e botões de elevação), aos puxadores das portas, às casas de banho públicas e até às chaves dos quartos.
Produtos Identificados: Usar roupas, panos e sacos específicos e identificados, para evitar a contaminação cruzada.
Sofás e Colchões: Para sofás e colchões, é necessário utilizar outros procedimentos de limpeza, como limpeza a vapor.
Por fim, é necessário aumentar a frequência da limpeza e desinfeção em todo o hotel, especialmente nas áreas comuns.
5. Que legislação existe sobre a limpeza de hotéis?
Em Portugal, a limpeza de hotéis é legislada pelo n.º 1, do Artigo 22.º, do Decreto Regulamentar 16/99 de 18 de agosto, que indica que todas as unidades de alojamento e os hotéis devem ser arrumados e limpos diariamente e sempre antes de serem ocupadas pelos clientes.