Como enfrentar os desafios do setor da construção em 2023
Home » Como enfrentar os desafios do setor da construção em 2023
21 Novembro, 2022
Bea Correa
Com a chegada de um novo ano, chegam também novos desafios para os negócios, o que inclui sem dúvida o setor da construção. Para que esteja preparado para próximo ano, descubra com nossas dicas, como enfrentar os desafios do setor da construção que se avizinham:
Quais são as previsões do setor para 2023?
O estudo anual “Global Powers of Construction”, desenvolvido pela Deloitte, dá-nos alguns dados muito interessantes sobre as perspetivas de futuro do setor da construção. Setor que se revelou fundamental durante a pandemia de Covid-19, tendo sido um dos poucos que cresceu na época, verá nos próximos anos uma provável desaceleração do crescimento. Assim, em 2021, o crescimento do setor rondava os 6,1%. No próximo ano, prevê-se que ronde os 3,6%. E porque é que isto acontece? O aumento dos preços está em grande parte relacionado com a guerra na Ucrânia (já que a Ucrânia e a Rússia são os maiores fornecedores de aço na Europa). Mas as interrupções no fornecimento de petróleo e gás não ajudam, uma vez que têm um impacto significativo no aumento dos preços da energia.
Como pode enfrentar os desafios do setor da construção?
Apesar das tendências previstas, existem algumas formas de promover o crescimento da sua empresa e de continuar a estabelecer uma relação de confiança com os diversos clientes e fornecedores. Para ajudar, deixamos-lhe algumas dicas simples, que o ajudarão a distinguir-se dos demais concorrentes.
Altere os materiais: Com o aumento dos preços de materiais de construção mais convencionais, esta pode ser uma boa altura para apostar em materiais que são menos utilizados e procurados, mas que são igualmente resistentes e adequados ao trabalho. Para identificar estas oportunidades, mantenha-se atento às novidades do setor. Desta forma, temos a certeza que encontrará diversas opções sustentáveis e perfeitas para os serviços que precisa.
Evite desperdícios: Ainda no tema da escassez de matérias-primas, a palavra de ordem está no aproveitamento máximo. Portanto, não desperdice material e procure utilizá-lo ao máximo no projeto. Dessa forma, manterá a qualidade da obra sem que tenha tantos gastos e desperdício de materiais.
Pense nos preços ao orçamentar: A tendência é que os preços sofram uma flutuação, consoante o contexto mundial. Portanto, ao orçamentar, seja muito sincero com os seus clientes. Faça previsões tendo em mente um potencial aumento dos preços durante a fase da realização do projeto. Sempre que for necessário ajustar o preço, fale com os clientes e explique muito bem a situação e o porquê desse ajuste. Assim, a comunicação será sempre honesta e aberta.
Seja criativo nas soluções construtivas: A escassez dos materiais pode levar a que seja necessário utilizar soluções criativas. Por isso, mantenha-se sempre informado das novas técnicas de construção, porque pode sempre encontrar soluções que podem ser mais baratas, mas igualmente (ou mais) eficazes. Isto é positivo, porque vai permitir que cumpra os seus prazos e entregue o trabalho igualmente bem feito.
Home » Como enfrentar os desafios do setor da construção em 2023
Uma coisa antes de fazer o seu comentário: não é permitido incluir telefones de contacto, e-mails ou links para websites externos nesta secção, tal conteúdo será moderado.
Com o encerramento de 2024, chega o momento de premiar aqueles que se destacaram pela dedicação e qualidade. A partir de 1º de janeiro de 2025, começa uma nova edição,...
A era digital revolucionou a forma como as empresas interagem com os seus clientes. Nesta onda de transformação, surgem termos que podem parecer complicados, mas que são essenciais para o...
Com o encerramento de 2024, chega o momento de premiar aqueles que se destacaram pela dedicação e qualidade. A partir de 1º de janeiro de 2025, começa uma nova edição,...
A lista dos profissionais e empresas destacados, reconhecidos pelo seu excelente serviço e compromisso com a qualidade, foi revelada, tudo graças às opiniões dos mais importantes: os seus clientes. Os...