Num mundo em que todos estamos conectados, torna-se cada vez mais importante para um negócio conseguir distinguir-se da sua concorrência, de maneira a chegar a cada vez mais clientes potenciais. Isso pode ser feito de várias formas, seja através de meios digitais ou do boca-a-boca, sendo importante que a reputação da sua empresa seja sólida. Deixamos-lhe algumas ideias de como inovar no setor da construção e estar à frente da concorrência:
Os profissionais que emprega são uma parte importante da sua reputação, até porque, se estes fizerem um trabalho menos bem feito, é a sua empresa que fica mal vista. Portanto, procure contratar profissionais com experiência no que fazem. Esteja atento aos trabalhos que tem em mãos, e apenas entregue produtos finais bem feitos e que sejam do agrado dos seus clientes.
Cada vez mais, os clientes alvo do setor da construção procuram soluções eficientes, que lhes permitirão poupar recursos. Se especializar nesse tipo de soluções, terá um fator diferenciador para a sua empresa, tornando-se uma referência nesse meio. Portanto, procure estar sempre atualizado quanto às novidades em termos de eficiência das casas, para que possa transmitir a informação aos seus clientes e funcionários e assim, inovar nos seus projetos.
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Acha que um serviço pós-venda não se aplica ao setor da construção? Mas a verdade é que podem sempre surgir problemas ou dúvidas depois de uma obra estar terminada. Desta forma, garanta que está sempre disponível para os seus clientes, mesmo após o término do projeto, e seja paciente com as dúvidas e questões que lhe colocam. Um bom serviço ao cliente é sempre um marco diferenciador numa empresa, seja qual for o setor.
Cada vez mais, os seus clientes vão estar online. Portanto, ter uma forte presença digital é uma forma de se diferenciar. Procure usar redes sociais onde os seus clientes possam estar, como o facebook e instagram, e coloque conteúdos online regularmente. Pode colocar fotos de antes e depois de projetos, tirar dúvidas a clientes, ou partilhar as novidades do setor com os seus seguidores. Crie também um site, que centralize todas essas informações e que permita que os potenciais clientes o encontrem rapidamente.
Longe vão os tempos em que os clientes passavam dias e dias à espera de uma resposta da empresa. Se não responde em tempo útil nem dá a atenção necessária aos seus clientes, eles procurarão outra empresa que o faça. Portanto, seja atencioso com todos os que o procuram e organize-se de maneira a que consiga apresentar orçamentos e outras informações em pouco tempo, sem descurar o trabalho em si.
Já pensou em atender os seus clientes através do Whatsapp Meu Negócio? Neste caso, o Chatbot Whatsapp poderá ser uma forma de conquistar clientes potenciais e dar-lhes uma resposta atempada, mesmo não estando presente.
Outro marco diferenciador é a honestidade. Alguns profissionais do setor aceitam trabalhos sabendo que não os poderão realizar tão cedo, ou não são abertos quanto a prazos. Mas diferencie-se e seja honesto. Se sabe que apenas poderá começar o trabalho depois de determinado dia, diga-o ao cliente. Mesmo que ele eventualmente decida usar outra empresa, a sua reputação como empresário honesto mantém-se firme, algo que é muito diferenciador no mercado. Seja também sincero sobre o que acha em relação ao projeto em si: se considera que algumas partes podiam ser alteradas para que tudo se torne mais funcional ou eficiente, diga-o sem medo. Como é óbvio, a decisão final cabe ao cliente, mas ao menos este estará bem informado.