Usar materiais eficientes numa construção torna-se vantajoso não só para os futuros habitantes, mas também para a empresa que constrói. Isto porque o uso deste tipo de materiais se vai refletir na qualidade final da construção, ajudando-o a estabelecer uma boa reputação. Portanto, deixamos-lhe algumas dicas de como indicar os melhores materiais para os seus clientes:
Antes de fazer qualquer tipo de sugestão, convém avaliar quais são as necessidades específicas desse cliente, assim como perceber aquilo que ele pretende como resultado final. Por exemplo, se a eficiência térmica for algo de muito importante para o seu cliente, poderá recomendar os melhores materiais para conseguir o efeito desejado. Ao saber o que o cliente precisa, conseguirá indicar quais são os melhores materiais para cada situação.
Não há nada como perguntar especificamente ao cliente o que pretende. Ao comunicar de forma clara, conseguirá entender melhor o que é pretendido da sua parte e quais os objetivos para aquele trabalho. Da mesma forma, ao estabelecer uma relação de sinceridade com o cliente, conseguirá explicar de forma mais clara quais são as melhores opções para levar a obra a bom porto.
De nada adianta fazer perguntas, se não estiver atualizado em relação aos materiais que existem no mercado. Este conhecimento pode ser um fator diferenciador e permite-lhe não só oferecer melhores serviços, como estabelecer uma certa autoridade no seu meio. Portanto, reserve sempre algum tempo para se manter atualizado sobre as novidades do setor e sobre as técnicas e materiais mais eficientes.
É verdade que tem mais experiência que o cliente (para alguma coisa ele o contratou), mas também é verdade que uma boa comunicação é a chave para o sucesso. Assim, mostre interesse pelos objetivos do cliente e por aquilo que ele pretende, guiando-o sempre que necessário na direção daquilo que é melhor. Ser condescendente ou até ignorar os desejos do cliente pode custar-lhe a sua reputação e não ajudará a sua empresa a crescer.
Muitas vezes, os materiais mais eficientes têm também um custo superior, mesmo que ligeiramente, o que se vai refletir no preço final. Como profissional, sabe que esses materiais compensam e valem a pena, mas o cliente pode não o saber e pedir uma justificação para essa escolha. Portanto, tenha bem presentes quais são as vantagens do material em questão, de modo a que consiga explicar o porquê de essa ser uma opção muito melhor.
Se, mesmo depois de ter uma conversa com o cliente sobre quais são os melhores materiais e quais são mais eficientes, o cliente decidir optar por um material com menos qualidade e mais barato, respeite os seus desejos. Poderá voltar a referir as vantagens e mostrar que o preço efetivamente compensa, mas se a decisão se mantém, siga com o que o cliente pede. De novo, procure não ser condescendente nem rude – a reputação da sua empresa depende do modo como se relaciona com os seus clientes e respeita as suas decisões.