Já sabe das últimas notícias no sector da construção? Na habitissimo, reunimos as novidades mais importantes e, neste artigo, partilhamo-las consigo!
Se já fez a sua Declaração Mensal de Imposto do Selo e recebeu um alerta referente a possíveis “meros erros” saiba que tem até ao fim do ano para a substituir.
Agora tem até ao final do primeiro semestre para fazer a correção, com a vantagem de que não corre o risco de qualquer penalidade.
Este ano, para apoiar as pequenas e médias empresas, o pagamento do IVA e do IRC poderá ser feito em prestações.
Todavia, isto só é válido se o valor do imposto for inferior a 15 mil euros. Quanto ao valor das prestações, este pode variar. Contudo, a primeira prestação deve ser paga no primeiro dia útil do mês seguinte ao do que o pedido é feito. Quanto à última, esta tem de ser paga em dezembro de 2021. Já os juros e a outros encargos serão reduzidos a 50% durante o período prestacional.
Devido a possíveis contratempos associados à pandemia que vivemos, os prazos de entrega das declarações do Modelo 22 do IRC e da IES/DA foram prorrogados. Agora tem até 19 e até ao dia 30 de julho para apresentar estas declarações.
Este período coincide também com a data em que deverá entregar o dossier de transferência de preços e também o dossier fiscal. Não deixe passar os prazos!
Outra notícia no sector da construção diz respeito ao pagamento do IVA de agosto, cujo prazo foi também alargado. Agora, o IVA declarado até 31 de agosto de 2021, poderá ser pago até 6 de setembro. A boa notícia é que não há qualquer coima ou penalidade associada se pagar mais tarde. Mas não se esqueça: a apresentação das declarações periódicas de agosto e o seu pagamento têm de coincidir.
Para terminar a nossa lista de notícias no sector da construção, há novidades sobre o trabalho remoto. Enquanto a lista com os concelhos em estado de alerta se vai atualizando todas as semanas e algumas medidas para o desconfinamento do sector da construção vão avançando, uma coisa é certa: até ao final de 2021, sempre que possível, as empresas devem optar pelo teletrabalho. Como sabe, isto é válido desde o ano passado e segundo o Governo, será para manter até ao fim do ano.