Desde o início do ano que se tem assistido a uma subida de preço dos materiais de construção, com especial destaque para a madeira, para trabalhos de carpintaria, do aço, para as estruturas de edifícios, e de PVC e alumínio para tubos e janelas. Esta escassez tem-se refletido num aumento dos preços dos materiais de construção, sendo que, nalguns casos, o preço subiu acima dos 35% desde que 2021 começou.
Está fora do controlo das empresas controlar a subida de preço dos materiais de construção, sendo que a única coisa a fazer é adotar formas mais inteligentes e eficazes de usar esses mesmos materiais, de modo a ter construções cada vez melhores e que não precisem de tanta matéria-prima. E sendo assim, de que forma pode preparar a sua empresa para a subida do preço dos materiais? Deixamos-lhe aqui algumas ideias:
Para funcionar de forma mais eficiente e reduzir resíduos mais eficientemente e reduzir os resíduos, considere a possibilidade de abraçar a pré-fabricação. A utilização de materiais de construção de origem tradicional resulta em muitos resíduos, mas quando se utiliza um componente pré-fabricado para construção, não há resíduos, uma vez que o material é concebido fora do local por uma empresa separada.
Os projetos são cuidadosamente coordenados com antecedência, para que apenas seja comprado e utilizado o que é necessário. Uma vantagem adicional da construção fora do local é que também reduz o custo da mão-de-obra para a sua empresa - compensando ainda mais o aumento dos custos de material na construção. Assim, esta solução é também boa para se tiver menos mão-de-obra disponível.
Um projeto bem pensado permite reduzir em muito o desperdício e aumentar a produtividade. Todos, desde arquitetos a fornecedores e utilizadores finais, estão envolvidos para assegurar que os projetos cumpram os objetivos, utilizando a menor quantidade de energia e recursos possível – o que inclui materiais. Este tipo de construção bem planeada resulta em menos contratempos, e em resultados mais satisfatórios e rápidos. A melhoria da satisfação dos projetos ajuda a estimular a confiança dos trabalhadores, bem como a atrair novos clientes para futuros projetos de construção.
Existem softwares e sistemas próprios para construção que vão muito mais longe do que a conceção assistida por computador (CAD). Com este tipo de tecnologia, obtém-se uma visualização mais abrangente dos projetos de construção em todas as fases do processo. Isto inclui a conceção, operação, logística de construção, etc. Assim, se o seu cliente quiser fazer uma alteração a um desenho, a tecnologia atualiza automaticamente a quantidade de materiais necessários para o redesenho.
Com a integração correta, isto pode também calcular os custos exatos de material na construção associados à alteração do design. Isto melhora a sua capacidade de estimar exatamente quantos materiais necessita para completar um projeto, algo especialmente útil numa situação de subida de preço dos materiais de construção.
Hoje em dia, a tecnologia está em todo o lado, incluindo nos locais de trabalho. Encontrar uma forma de incorporar software de campo nas suas capacidades de gerir um projeto é um passo na direção certa para a sua empresa. No que respeita à redução dos custos de material na construção, o software de gestão de campo assegura que o desperdício de material pode ser reduzido, graças à facilidade de comunicação relativamente a projetos em processo de conclusão.
Se um gestor de projeto de construção tiver uma pergunta sobre o tamanho de uma sala ou o tipo de materiais utilizados num determinado espaço, tudo o que tem de fazer é aceder ao plano de design atualizado através de software de campo. Se o arquiteto e o proprietário tiverem feito uma alteração de última hora, esta informação estará prontamente disponível para o gestor do sítio. Sem esta coordenação, a reconstrução acontece com demasiada frequência, e é um enorme desperdício de materiais.
Outro benefício potencial do software de gestão de campo de construção é a capacidade de os seus trabalhadores fazerem mais em menos tempo. Eles não estão a perder tempo no estaleiro a tentar encontrar a resposta a uma pergunta que pode ser facilmente respondida com o software de gestão de construção. Mais importante ainda, os trabalhadores não estão a perder tempo com reconstruções ou demolições devido a erros ou alterações ao desenho que não foram comunicadas.